Campanha de multivacinação segue até dia 22 de setembro

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abriu, excepcionalmente neste sábado (16), 28 salas de vacina para a mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. A abertura oficial aconteceu na recente inaugurada UBS Antônio Carlos Costa, no bairro Cristo Rei, zona sul da cidade.

“Gostei muito que hoje os postos estão abertos. Trabalho a semana toda e os horários não batem para que eu pudesse trazer meu filho para vacinar. E hoje deu certo, muito bom manter o cartão de vacina dela atualizado”, disse a professora Marilene Oliveira, mãe do pequeno Cauã Mateus, de 2 anos e meio.

A Campanha de Multivacinação segue até o dia 22 de setembro e o objetivo é regularizar a situação vacinal de quem está com alguma dose em atraso na faixa etária de até 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). Durante a semana, as 104 salas de vacinação, localizadas nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais, estão imunizando este público.

“Manter o cartão de vacina em dia é fundamental. Doenças que foram eliminadas podem retornar ou mesmo ter mudanças no seu comportamento epidemiológico, passando a acometer também adolescentes e adultos jovens”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Ela enfatiza ainda o pedido aos pais e responsáveis que não deixem de levar a caderneta de vacinação de seus filhos, e que em caso de dúvidas, consultem o profissional de saúde da sala. Como cada vacina tem sua peculiaridade, com o cartão o profissional vai saber como administrar, o que pode dar naquele momento segundo fatores específicos.

CidadeVerde

Postar um comentário

0 Comentários