Piauí tem redução em casos de dengue e Chikungunya, diz Sesapi

O Piauí notificou 318 casos de Febre Chikungunya, de janeiro até 11 de maio deste ano, representando uma redução de 64,6 % em relação ao mesmo período de 2016, em que registrou 898 casos.

A diminuição de casos também se mantém para a dengue, reduzindo de 3.377 de 2016 para 1.034 até a 18º semana epidemiológica de 2017, refletindo a queda 69,4% até o momento. Os dados são da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o boletim, em 2017, a notificação dos casos de dengue foi realizada por 72 municípios piauienses. Os municípios com maior incidência de dengue por 100 mil habitantes são Nazaré do Piauí, Pedro II, Miguel Leão, Ribeiro Gonçalves e Milton Brandão.

Os casos de Zika foram 28 notificados e ocorreram em quatro municípios, Teresina, Corrente, São Gonçalo e Parnaíba. O Piauí tem 79 municípios com casos notificados suspeitos de microcefalia.

Apesar da redução dos casos notificados de dengue, Estado, municípios e a sociedade em geral devem continuar em alerta para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor daquelas doenças.

Arnaldo Silva

Diretor-geral de jornalismo, colunista e repórter de política e municípios do Diário de Caraíbas.