Faltando um dia para o Enem 2016, saiba o que fazer(ou não) na véspera da prova.

A edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (5), às 13h (horário oficial de Brasília). Os candidatos inscritos no exame terão um total de dez horas de provas em dois dias e, por isso, a recomendação dos professores para a véspera é uma só: relaxar.

Como não há tempo suficiente para aprender conteúdos novos e nem revisar tudo o que já foi aprendido em um dia só, o indicado é usar esta sexta-feira (4) para tentar se distrair para descansar o corpo e o cérebro.

Os professores, porém, lembram que algumas atividades de lazer devem ser evitadas nesta sexta, para não provocar prejuízos no dia seguinte. Consumir bebidas alcoólicas e dormir muito tarde são duas delas. A primeira dica é dormir bem, para evitar o cansaço durante as provas.

Veja também lista atividades que não são recomendadas:

- Estudar: Na véspera do Enem, a hora é de estar tranquilo. O aluno pode não lembrar de algum conteúdo estudado, mas ele está lá, só esperando para ser acionado.
- Ficar em casa entediado: Isso pode aumentar a ansiedade em relação a prova do Enem. A dica é sair com os amigos para um bate bapo descontraído, mas sem excessos.

- Consumir bebida alcoólica: os efeitos no dia seguinte afetam o desempenho nas provas.

- Ingerir alimentos diferentes: Por exemplo, não invente de comer feijoada na noite anterior. Além de ser uma comida pesada, pode dar indigestão e na hora da prova ficar indisposto.

- Praticar esportes antes de dormir: Se pratica esporte ou tem o costume de ir à academia, evite essa prática antes de dormir. Na hora da prova você pode sentir-se cansado.

Neste sábado e domingo, recomenda-se que os candidatos cheguem cedo ao local, mas não muito, porque poderá ficar mal acomodado esperando o horário. O ideal é chegar uma hora antes. Assim, haverá tempo de se acomodar em um lugar arejado e fresco da sala, ir ao banheiro, lavar o rosto e se preparar bem. 
Arnaldo Silva

Diretor-geral de jornalismo, colunista e repórter de política e municípios do Diário de Caraíbas.