12 de outubro. Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida é homenageada em 12 de Outubro, quando comemoramos também o “Dia das Crianças”, e presentes e orações são sempre bem-vindos.

Uma pequena imagem da santa foi retirada do rio Paraíba por pescadores em 1717 e, de início, foi levada para casa de um dos pescadores. Uma pequena capela foi construída às margens do rio e cultuada por moradores da região, depois uma modesta igreja e, depois, construíram uma nova igreja, que ficou conhecida como “Basílica Velha”. Em 1980 foi inaugurada a atual Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Oxum representa a beleza e a pureza e é sincretizada com a Nossa Senhora Aparecida. Ela é evocada nos terreiros de Umbanda para limpeza dos fluidos das pessoas e do ambiente nos templos. Por representar a moral, ela é respeitadíssima nos terreiros de Umbanda e, acima de tudo, Nossa Senhora Aparecida é a mesma Santa Maria, mãe de todos nós, que nos cria e acolhe a todos em seu amor infinito.

Como mãezona que é, Nossa Senhora Aparecida compartilha seu dia com o “Dia das Crianças”.
O dia 12 de outubro não é um “Dia dos Erês”(Ibeiji),  as crianças espirituais da umbanda, como alguns podem deduzir, mas as crianças vivas, da terra, que se deliciam com esta comemoração e é claro que os erês também!

Mesmo crescidas, algumas pessoas ainda são crianças em alma, em mente, e vale a pena tirar o dia para se divertir com nossos filhos, sobrinhos e netos.

Todos, homens e mulheres, são um pouco “mães”. Para este dia, lembremo-nos de fazer uma oração à mãe Nossa Senhora Aparecida, para que cuide de todos os filhos, e façamos nossa parte ajudando aqueles que estão nas ruas, que precisem de doações, os que sofrem de alguma doença da mente ou do corpo e oremos, também, para que as crianças que foram abençoadas com uma casa, uma boa família e bons brinquedos tenham cada vez mais alegria, disposição confiança e aprendam conosco a também ser um pouco “mãe”, exercitando a solidariedade!

Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por vós, em todas as necessidades em que nos acharmos.

Lembrai-vos, ó clementíssima Nossa Senhora Aparecida, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado a vossa singular proteção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos.

Tomamo-vos para sempre por nossa Mãe, nossa protectora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte. Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus.

Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo; dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais. Livrai-nos da tentação do demónio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.