Campanha contra Caixa 2 lança aplicativo para denúncia de crimes eleitorais

Para facilitar o envio de denúncias e flagrantes de crime eleitoral, a Campanha de Combate ao Caixa 2  - que foi lançada neste sábado (9) no Piauí - disponibiliza um aplicativo que pode ser baixado em qualquer smartphone, iPhone, tablet ou computador. A estratégia está sendo adotada em todos os Estados

No Piauí, o App já ficará disponível para download no link www.contraocaixadois.oab.org.br. A população poderá fazer a denúncia a qualquer hora, de forma anônima ou não, por meio de texto, fotografias ou vídeos. 

Em cada Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai montar um comitê de análise das denúncias, composto por advogados e contadores. Se a equipe concluir que a queixa tem fundamentação, o material será enviado ao Tribunal Regional Eleitoral, como denúncia formal do órgão. 

O objetivo maior do aplicativo é engajar a sociedade civil na luta contra a corrupção, estimulando a fiscalização no período eleitoral. 

O serviço de envio de denúncias à OAB ganhou força nas eleições municipais de 2012, mas era feito através de ligações telefônicas para um número de celular, ou através do WhatsApp. Este ano, a novidade é a criação de um aplicativo exclusivo para esse tipo de queixa. 

Em um mês, a OAB Piauí já havia encaminhado ao Ministério Público Eleitoral (MPE) 25 denúncias de uso da máquina pública, corrupção e propaganda irregular. Algumas delas contavam com fotos e nomes de testemunhas.
Fonte: CidadeVerde