Wellington Dias inaugura obras e assina ordens de serviço no Sul do Piauí

Em viagem ao município de Ipiranga, no Sul do Piauí, o governador Wellington Dias (PT) participou nesta sexta-feira (10) de solenidades de inaugurações e visitou obra de construção de uma Unidade Básica de Saúde que está sendo feita em parceria com a prefeitura e o Governo Federal.

Acompanhado do secretário das Cidades, Fábio Xavier (PR), da diretora geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Gilvana Gayoso, da deputada federal, Iracema Portella (PP) e do deputado estadual Fernando Monteiro (PTB), o governador inaugurou as instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a quadra poliesportiva Brejo da Fortaleza.
A coordenadora estadual do SAMU, Cristiane Leal, revelou a existência de projetos para a implantação do serviço no Estado. “Aqui em Ipiranga temos uma ambulância que foi doada pelo Ministério da Saúde, através do Governo Federal, e a intenção é renovar a frota pensando no bem estar do paciente para que ele não corra riscos. E também, temos projetos de implantação de novas bases do SAMU em mais de 40 municípios, dentre eles Barro Duro, União, Monsenhor Gil, São João da Fronteira, Demerval Lobão”, declarou.

O governador Wellington Dias, em visita ao povoado Brejo da Fortaleza, conheceu a Escola Municipal Liberato Vieira que se diferencia por ter uma metodologia de educação contextualizada, aproximando a escola da comunidade e desenvolvendo ações voltadas para a realidade local, sendo modelo para a convivência com o Semiárido.

De acordo com a diretora, Reginalda Alves, a escola foi contemplada com uma cisterna e a partir dessa aquisição a realidade mudou. “Em 2012, nasceu a proposta para se criar uma horta através da ideia de um professor. A horta foi implantada e as coisas começaram a melhorar. No ano seguinte, a escola foi contemplada com um viveiro de mudas através do Programa Uma Terra e Duas águas (P1+2). Atualmente, temos mais de 20 espécies de plantas, como pequi, caju, buriti, cana-de-açúcar, mangaba, entre outros que distribuímos para a comunidade em geral”, revela.

Durante as solenidades, o governador destacou a importância dessas obras para a auto-estima da população do município. “Estou aqui assumindo compromissos de obras que ficaram paradas nas áreas da educação, saúde, saneamento. Queremos implantar um modelo de educação tecnológica e presencial, construir áreas de lazer adequadas e acionar a Eletrobras para a implantação do Luz Para Todos nas comunidades que necessitam”, pontua Wellington Dias.

Na ocasião, o governador autorizou obras a serem realizadas na cidade. Através da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) e do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), a reforma e iluminação do Estádio Municipal de Ipiranga; uma galeria na rua José Neném e passagem molhada no Brejo de Fortaleza, através do Idepi; recuperação do asfalto das ruas José do Rego, Alameda dos Fontes e Genésio Leite, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a destinação de uma ambulância para o município, através da Secretaria de Estado da Saúde.

FONTE: cidades@cidadeverde.com