Estudante de Engenharia Elétrica, da UFPI, ganha prêmio por projeto sobre economia de energia

Com mais de 5 milhões de votos, a Universidade Federal do Piauí conquistou o primeiro lugar do Projeto Desafio da Sustentabilidade do Prêmio Ideia do MEC.

A Instituição venceu em todas as categorias, e receberá 3 milhões de reais que serão destinados para a execução dos projetos em Eficiência Energética. As 63 Universidades Federais do País aderiram ao desafio proposto em edital lançado pelo MEC, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, que tem por objetivo envolver as instituições federais de ensino por meio da análise de propostas inovadoras sobre o uso de energia elétrica e de água.

Na categoria economia de energia, o estudante de graduação em engenharia elétrica da UFPI, Lucas Cruz Souza, apresentou uma proposta de integrar painéis solares no revestimento da fachada dos prédios da universidade, com isso, além de gerar energia, também é possível reduzir os custos de construção dos edifícios. “Todo mundo se movimentou gerando um fluxo de ideia na comunidade acadêmica, abraçando a questão da sustentabilidade”, afirmou. O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou que a iniciativa permite o debate sobre o consumo de água e energia, que está entre os maiores custos das instituições. "A partir do desafio, vários alunos, professores, técnicos e a comunidade participam na promoção das ideias de sustentabilidade", disse.


Fonte: Portal Brasil