19 mulheres foram mortas no Piauí nos três primeiros meses de 2015

Nos três primeiros meses deste ano 19 mulheres foram assassinadas no Piauí. O levantamento foi feito pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi). Segundo a pesquisa, foram seis mortes em janeiro, sete em fevereiro e seis novamente em março.
O dado mostra que vários casos estão ligados ao consumo ou tráfico de drogas.

Com relação ao total de assassinatos, foram registrados 48 em todo o Piauí no mês de março de 2015. “Os dados revelam que deste o início do ano os homicídios no Estado estão se mostrando estáveis, já que nos dois primeiros meses do ano foram registrados 49 assassinatos em cada um deles”, declara o sindicato. 

Em relação a Teresina houve uma queda com relação aos dois primeiros meses: 26 no mês de março, 29 em fevereiro e 28 em janeiro.

“A pesquisa mensal realizada pelo Sinpolpi serve para cobrar das autoridades medidas de combate a violência, contratação de mais policiais através de concursos públicos, treinamento de pessoal, melhores condições de trabalho e aparelhamento de delegacias”, destaca o presidente da entidade Constantino Júnior.

Perfil dos homicídios

Das vítimas do mês de março, 19 tinham ou tiveram problemas com a lei já que eram detentos, ex-detentos, traficantes, assaltantes, viciados em drogas ou menores que tiveram internações em casas especializadas por atos infracionais; seis eram lavradores, três estudantes, dois vigias, seis não foi possível identificar a ocupação e o restante ficou incluindo no item “outras ocupações”.

Já o item “instrumento do crime” mostrou que os assassinatos com armas de fogo foram o triplo dos praticados com armas brancas, ou seja, 36 contra 12. Não foi Registrado assassinato com outro tipo de arma.

A zona Norte foi a mais violenta no mês de março. Nove dos 26 assassinatos da capital foram naquela zona, enquanto a Sul registrou sete e as outras duas zonas, cinco cada uma. Foi o segundo mês consecutivo que a zona Sul não foi a “campeã” de crimes. Em fevereiro aquela zona registrou três crimes enquanto que na zona Leste foram registrados 12.

Luzilandia, a 254 quilômetros ao Norte de Teresina foi o município com o maior número de homicídios excluindo a capital. Lá foram registrados quatro assassinatos. Em Parnaíba aconteceram três e José de Freitas, Floriano e Picos, dois homicídios cada um. 

Fonte: CidadeVerde.com