Confira 7 dicas para a reta final do Enem 2014

A menos de uma semana do exame, alguns cuidados podem fazer a diferença
Cerca de 8,7 milhões de estudantes em todo país estão em contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 08 e 09 de novembro. Nos dias que antecedem a prova, alguns cuidados podem fazer toda a diferença nos resultados. Veja algumas dicas da Facid | DeVry que utiliza o exame como uma de suas ferramentas de seleção, para reta final.

1.       Mude a rotina de estudos
É fundamental ter consciência que o principal foi aprendido ao longo do ano, portanto, agora,  o momento é de mudar o ritmo dos estudos. É hora de revisar  as matérias, não de correr para aprender o que não foi absorvido nos últimos meses.  "Assista filmes e documentários para fixar os conteúdos de forma mais leve”, orienta a professora da DeVry, Gilsa Andrade. Se necessário, escolha apenas um horário para revisar conteúdos.

2.       Mantenha a calma 
É normal que a ansiedade aumente com a proximidade da prova, mas o equilíbrio emocional é um dos fatores de maior peso no resultado da prova. Faça atividades relaxantes, como assistir um bom filme, ouvir música. O apoio da família e amigos pode aumentar sua autoestima e segurança, então, converse com eles. Além disso, procure dormir 8 horas por dia. 

3.       Atenção com a alimentação 
É importante manter sua dieta cotidiana, sem introduzir alimentos novos, para evitar situações desagradáveis que gerem ainda mais estresse.  Fuja de comidas pesadas e opte por refeições leves. Na hora da prova, o mais indicado é levar barras de cereais e frutas.  Evite chocolates que, além de gordurosos, podem derreter ao longo do dia.

4.       Saiba como chegar ao local da prova
Conheça o trajeto e quanto tempo leva da sua casa para o local de provas. Tente fazer o percurso um dia antes e, por precaução, trace mais de uma opção de caminhos para chegar.  

5.       Cuidado com a hora
Lembre que a hora anunciada para as provas segue o horário de Brasília. Em estados que não seguem o horário de verão e têm um fuso-horário diferente, é importante prestar atenção a isso. Além disso, tente chegar ao local pelo menos uma hora antes.

6. Responda as questões que você sabe 
 Comece a prova respondendo as questões que você sabe e sente mais segurança. “Essa sensação de confiança e de estar dentro de um campo conhecido trazem bem-estar e deixam o estudante mais disposto e motivado para solucionar os desafios da prova”, analisa Gilsa. 

7. Redação merece mais atenção
Por ser fundamental para a nota dos candidatos, a redação exige atenção e calma.  Identifique o tema proposto, preste atenção nos textos base apresentados e, ao escrever, mantenha uma linha de raciocínio clara e coerente.  Ao final, leia o que foi escrito e faça os ajustes finais.

Da Redação