Estudantes farão o Enem para ganhar experiência e testar conhecimentos

Mais de um milhão de estudantes de todo o país se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas para adquirir experiência e se familiarizar com o formato da prova. São jovens que não vão concluir o ensino médio em 2014, mas que farão o exame como um ensaio para os próximos certames, quando estarão aptos a tentar o ingresso no ensino superior. Segundo o Inep, os chamados treineiros representam mais de 16% do total de inscritos na prova deste ano.

No Piauí, vários estudantes fazem parte desse percentual. É o caso das jovens Júlia Beatriz e Elisa Raquel, ambas de 16 anos, e do jovem Ronilso Filho, de 17. Os três estudam no 2º ano do ensino médio em um colégio particular de Teresina e se inscreveram no Enem para criar mais intimidade com o estilo do exame. Elisa Raquel já fez a prova como treineira em 2013 e conta que dessa vez está mais preparada. Segundo ela, a experiência serviu para diminuir o medo da prova.

 FAÇA AGORA O ÚLTIMO SIMULADO ANTES DO ENEM


“Eu percebi que o Enem não é aquele monstro que a gente pensava”, afirmou a estudante. Elisa diz que pretende ser promotora e por isso quer ganhar o máximo de experiência possível para no ano que vem conseguir o ingresso na universidade. A jovem diz que mesmo fazendo a prova como experiência já vem estudando há algum tempo.  Segundo ela, os pais também cobram empenho, mas não pressionam. “Minha mãe pede que eu me dedique, mas não procura me pressionar”, disse.
Estudantes do 2º ano explicaram que pretendem criar intimidade com o exame (Foto: Gustavo Almeida/G1)Estudantes explicaram que pretendem criar
intimidade com o exame (Foto: Gustavo Almeida)

Júlia Beatriz também está ansiosa para a prova. Querendo ser engenheira, ela diz que fazer o Enem para ganhar experiência é muito importante. “Me inscrevi para testar o desempenho e ganhar maior segurança”, falou a estudante. Ela diz que costuma estudar por edições anteriores da prova e conta que no colégio os professores têm feito atividades com base no estilo do Enem. Mesmo assim, a jovem confessa que teme a redação. “A gente sempre fica ansiosa em relação à redação, eu temo um pouco”, disse.

Ronilso Filho está contando os dias para a prova. O rapaz pretende cursar medicina e por isso vai fazer o Enem como treineiro e ganhar confiança para a prova do ano que vem. Perguntado sobre a importância de se manter informado, ele reconhece que é importante, mas admite que não costuma se ligar tanto nos noticiários. “Eu sei que é importante, mas não costumo assistir tanto”, disse com um leve sorriso no rosto.

As provas do Enem acontecem nos próximos dias 8 e 9 de novembro em todo o país. Segundo Ministério da Educação, os cartões de confirmação do exame estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (27) e podem ser acessados no site de inscrições do Enem. É preciso informar o CPF e a senha de login. O acesso é individual. G1 do Piauí