Festa da Tapioca acontece hoje na comunidade Grossos em Batalha

Acontece hoje (02), na comunidade Grossos, Zona Rural de Batalha (cerca de 8 km da sede do município), a 5ª edição da “Festa da Tapioca”, organizada pelo Sr. João Salú, popular Joãozinho. A abertura acontece pela manhã e se estende até a madrugada de domingo.

Diversos produtos, principalmente os que são feitos da farinha, serão colocados à disposição dos visitantes durante todo o dia quando se espera um público recorde este ano.

Na parte da noite a festa será animada pelas Bandas Revelação Musical, a queridinha de Brasileira, e Alfa Play, de Currais, interior de Batalha. A festa é para celebrar a colheita da mandioca.

Enquanto transcorre a festa, camponesas do lugar circulam no meio da multidão distribuindo gratuitamente tapiocas aos visitantes.

Ano passado, foram distribuídas 200 tapiocas. Já este ano os organizadores prometem um número bem maior, 250 tapiocas serão distribuídas junto aos apreciadores do evento, que é sinônimo de luta das famílias para manter viva a tradição da farinhada.

A prática da farinhada já foi uma das atividades mais festivas da zona rural de Batalha. Famílias inteiras se reuniam para a preparação da mandioca, desde o preparo da massa até o aquecimento em forno a lenha, típico da Região Nordeste. 

FOLHA DE BATALHA