Ajude Anayra!

A Pequena batalhense Anayra Costa, 07 anos, nasceu com duas doenças raras sendo elas: "Incontinência Pigmentar" e "Escoliose Congênita do tipo Agressiva". 

Aos 2 anos e 9 meses de idade, uma cirurgia na Coluna foi recomenda pelo Médico Ortopedista devido ao agravamento do caso naquele momento. Após 06 meses de espera, a cirurgia foi realizada pelo SUS e o tronco de Anayra teve que ficar por dois meses engessado, passando em seguida a usar um aparelho ortopédico por dois anos, o que gerava muito incomodo para a jovem criança. "Ela chorava muito para que lhe tirassem o aparelho. Só quem passa por essa situação sabe como é difícil ver um filho querer levar uma vida normal como as outras crianças e não poder" relata a mãe da Jovem em uma rede social.

Com cinco anos de idade, o médico informou à família que o caso dela estava se agravando e que em Teresina não havia estrutura ideal para submetê-la a uma cirurgia pois seu caso era "muito delicado e gravíssimo". O Médico deixou claro que se Anayra não fosse submetida outra cirurgia seu quadro iria piorar aos poucos devido à complicações pulmonares e cardíacas, o que a jovem poderia não suportar.

De lá para cá a família tem buscado uma vaga no Instituto Nacional de Traumatologia (INTO), no Rio de Janeiro, único hospital público capacitado para realizar tal cirurgia, porém devido às burocracias existentes, o pedido para entrar na fila está paralisado, com estimativa de mais dois anos de espera.

O quadro de saúde de Anayra tem se agravado, a pequena convive com dores na Coluna e está muito debilitada, com constante falta de ar, o que lhe leva a ter que passar a maior parte do dia deitada em uma cama, tendo que deixar a escola por não ter resistência. Para amenizar as dores Anayra vive à base de medicamentos. "O tempo todo, tento fingir ser forte para que ela não sofra ainda mais" desabafa Maria Luzia de Carvalho Costa, mãe de Anayra.

A Mãe de Anayra, Maria Luzia,  que é professora de uma escola pública municipal da Zona Rural de Batalha, pede a colaboração de todos pois a família não tem condições de pagar a cirurgia particular que ultrapassa R$ 1500.000,00 (Cento e Cinquenta Mil reais).

Uma Página na rede social Facebook foi criada com o intuito de divulgar a Campanha que ganhou o nome de "Ajude Anayra". Clique Aqui  e confira a Página.

Maria Luzia de Carvalho Costa 
CPF: 848.164.493-53
Banco do Brasil
Agência: 2048-6
Conta Poupança: 9012-3 | Variação: 51

Fonte: Fotos: Facebook - Ajude Anayra

Repórter: Célio Jr