ProJovem Campos Saberes da Terra certifica alunos na cidade de Batalha‏

Uma turma de 13 alunos recebeu na noite da ultima sexta-feira (06/06) em solenidade realizada no Clube Paulista na cidade Batalha, seus certificados referente a conclusão do curso Projovem Campos “Saberes da Terra”. Nem todos que iniciaram o curso em novembro de 2011 concluíram por conta de viagens e outros motivos, mas, os que chegaram ao final dos dois anos do curso aprenderam muito, deste as disciplinas tradicionais do ensino fundamental na sala de aula às aulas práticas no campo.

O ProJovem Campos - Saberes da Terra conta com parcerias como a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e Municípios.

O ProJovem Campos - Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação a essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtiva dos povos do campo. 

Além de professores, alunos e familiares, estavam presentes no evento a prefeita de Batalha Teresinha Cardoso (Patronesse da Turma) e seu esposo Antonio Lages, a Secretária Municipal de Educação Lina Cecília, o coordenador do curso professor Gilberney de Sousa.

De acordo com o coordenador Professor Gilberney, proporcionar a escolarização dessas pessoas que vivem no campo é mais que concluir um curso, é vencer aquilo que nem se esperava mais, pois a vida de cada pessoa aqui tomou um rumo onde isso era algo impossível.

Os alunos estudavam na Escola Municipal Sinharinha Lages no povoado Bela Vista e eram todos residentes na Região dos Cocais. Com diploma na mão, eles pensam na continuidade dos estudos agora no Ensino Médio.

No final do evento foi servido um jantar para os concludentes e seus familiares patrocinado pela Prefeitura de Batalha. Teve também dançante.

Assessoria de Comunicação - PMB