Google lança no Piauí balão para fornecimento de internet de alta qualidade

Na próxima sexta-feira, dia 6 de junho, o senador Wellington Dias (PT-PI) participará, junto com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, do lançamento de um balão do Google, em Teresina, que vai fornecer internet wifi de alta qualidade no Estado.

Esse balão faz parte de um projeto ambicioso do Google X – laboratório de inovações do Google – de fornecer internet de alta qualidade para todo o planeta, diminuindo ou mesmo acabando com a chamada exclusão digital.

“Atualmente, existem 2,5 bilhões de pessoas com acesso à internet em todo o mundo. No Brasil, segundo o Comitê Gestor da Internet, cerca de 100 milhões de pessoas estão conectadas, mas cerca de 95 milhões de brasileiros ainda não tem acesso à rede mundial de computadores”, explica o senador Wellington.

Levando em conta toda a população mundial, os off-line continuam a superar os on-line. Dois em cada três indivíduos permanecem sem acesso. O problema: para funcionar, a rede mundial de computadores depende de uma estrutura caríssima, composta de antenas e satélites. 

Wellington comemora a iniciativa do Google. “Felizmente o Google descobriu uma alternativa simples e barata para fornecer internet em todo o mundo”. 

Segundo o senador, o time que cria novos projetos do Google X desenvolveu o Projeto Loon - um ambicioso plano de levar a internet aos desconectados por meio de milhares de balões com wi-fi, movidos a energia solar e que sobrevoam a Terra a 20 quilômetros de altitude. 

Se der certo, a internet fornecida pelo Google proporcionará os benefícios da rede a moradores de regiões ermas, ou mesmo a barcos no meio do oceano — aumentando o número de usuários da internet em todo o mundo.

Juntos, Google, Ministério das Comunicações e Telebrás passaram os últimos meses trabalhando na definição dos locais e da data, bem como na obtenção das licenças necessárias para a realização do projeto.

Fonte: Portal Sem Fronteiras