Crianças percorrem 2 km a pé na lama para chegarem até a escola em Barras

Crianças que estudam na escola Ana Batista, na localidade Mundo Novo, zona rural de Barras, percorrem cerca de 02 km na lama, por dentro de buracos, para poder frequentar as aulas em razão do ônibus escolar não conseguir trafegar até a escola.

Lideranças da comunidade denunciam a situação em que se encontra a estrada que ao longo de muitos anos nunca foi recuperada, sendo que o trecho é de apenas cerca de 06 km de onde passa a estrada vicinal que liga a cidade de Barras a Esperantina.

“Sempre fomos abandonados na nossa região, só enxergam a gente na época de eleição, que prometem tudo, mas quando passa fica tudo como está”, disse um morador revoltado.

A comunidade Mundo Novo conta com 30 famílias humildes onde maioria ainda vive em casas de palhas com paredes de taipa.

Reportagem do GP1 flagrou crianças percorrendo a estrada de chão com os pés na lama. Quando chove a situação piora, sem contar com o risco de serem picados por algum animal. As crianças menores são levadas com muito cuidado pelo motorista do ônibus.

Todas as crianças que estudam na localidade Mundo Novo são de comunidades vizinhas, como Couro de Porco, Sapucaia, Barra do Taquari, Tamboril e Barreira perfazendo um total de cerca de 100 alunos.

Outro lado

O prefeito de Barras, Edílson Capote, em resposta às denúncias, informou que a obra no local já foi iniciada e no máximo em 20 dias estará concluída. “Já estou fazendo a estrada, inclusive estive lá ontem. As pessoas têm que entender que as coisas não podem ser feitas de uma só vez. As obras foram iniciadas há 15 dias e a conclusão está prevista para ocorrer daqui uns 20 dias”, explicou.


Ainda de acordo com o gestor, no máximo até o próximo sábado (07), os moradores serão beneficiados com 48 bicicletas. “Realizamos um cadastro para saber a necessidade da comunidade. Dentre elas se verificou a necessidade de bicicletas. Até sábado no máximo estaremos realizando as entregas”, conta Edílson Capote. Edílson Capote informou ainda que 12 quilometros e meio de estrada de piçarra serão concluídas. 

“A obra está sendo feita com recursos da prefeitura. O gasto final será em torno de R$ 90 mil reais”, finalizou.

Confira mais fotos








 
Fonte: GP1

Comentários