Projeto de Implantação da Unidade de Beneficiamento de Peixe em Batalha (PI)

Na foto, Helder Freitas - gerente regional do SEBRAE/PI em Piripiri, Seiji Nakayama - Diretor Presidente do Centro Piauiense de Cultura Japonesa, e Patróllo Silveira, presidente da APIBA
Na última sexta-feira, dia 30, aconteceu a entrega Oficial, no Consulado do Japão em Belém, do Projeto de Implantação da Unidade de Beneficiamento de Peixe na Região do Baixo Parnaíba Piauiense, que será instalado no município de Batalha.

A entrega do documento foi feita por uma delegação do Piauí, composta por Helder Freitas - gerente regional do SEBRAE/PI em Piripiri, Seiji Nakayama - Diretor Presidente do Centro Piauiense de Cultura Japonesa, e Patróllo Silveira, presidente da APIBA - Associação dos Pisicultores de Batalha, que também representava a Prefeitura Municipal de Batalha.

Recebeu oficialmente o Projeto, Rei Oiwa, Cônsul Geral do Japão. O Cônsul disse que agora o Projeto será analisado e uma visita aos piscicultores de Batalha e região será agendada para ver in loco as necessidades do público demandante dos recursos do Governo Japonês.

O Projeto, quando aprovado e implantado, vai beneficiar piscicultores de vinte municípios. A Unidade irá processar até cinco mil quilos de peixe por dia. Com valor agregado, o pescado ganhará mais mercado e terá um preço melhor para negociação. A Unidade, quando montada, terá todos equipamentos necessários para o benefiamento do peixe, poço tubular, energia elétrica e capacitações.

O Projeto, orçado em R$ 500,451,22 terá a contrapartida financeira não reembolsável do Governo Japonês, da APIBA e da Prefeitura Municipal de Batalha, que fez a doação do terreno para construção da Unidade.

Fonte: Folha de Batalha