Projeto Ambicioso visa à construção de uma Unidade de Beneficiamento de Peixe no Município de Batalha

Está em fase de conclusão um projeto que está sendo elaborado pelos Professores: Seiji Nakayama e Patrócollo Silveira que requer a aquisição de recursos através do Centro Piauiense de Cultura Japonesa junto ao Governo estrangeiro que visa à implantação de uma Unidade de Beneficiamento de peixe na região do Médio Parnaíba Piauiense.

A unidade será construída na cidade de Batalha, mas com abrangência regional, onde todos os piscicultores poderão comercializar o peixe na referida unidade. 

Após receber o projeto o governo estrangeiro terá três meses para analisá-lo e depois o Diplomata virá ao município de Batalha visitar os piscicultores e conhecer in loco a realidade da região.

Num segundo momento haverá liberação dos recursos à entidade requerente que é a Prefeitura Municipal de Batalha que em seguida encaminhará as verbas à entidade executora que é a Associação dos Piscicultores de Batalha – APIBA. 

Com os recursos em caixa a Associação de Piscicultores executará o projeto com supervisão técnica da Prefeitura de Batalha.

O SEBRAE é um dos grandes na execução desse projeto pois disponibilizará o serviço de consultoria para promover cursos de capacitação junto aos piscicultores.

De acordo com o Presidente da Associação de Piscicultores do Município de Batalha Joaquim Patrócolo da Silveira, “atualmente no município de Batalha existem 32 criadores de peixes com uma produção anual de 300 mil quilos e essa Unidade de Beneficiamento vai atender 5 mil quilos de peixe ao dia o que é equivale a 1,5 milhões de toneladas de peixes ao ano, na primeira etapa, porque o projeto prevê expansão”, garantiu o mesmo.

Assessoria de Comunicação - PMB