Piauí é o 8º com mais mortes por raios

Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou que, no ano passado, três pessoas morreram vítimas de raios no Piauí. O Estado ocupou a oitava posição no ranking dos Estados do país. Em todo Brasil, foram 74 mortes registradas.

Os números surpreendem tendo em vista que o Piauí é bastante conhecido pelo elevado número de raios e trovoadas. A capital, Teresina é a terceira cidade do mundo onde mais acontecem sequências de descargas elétricas de grande intensidade.

Assim como o Piauí, os Estados do Tocantins, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, contabilizaram três mortes, cada um. De 2000 à 2011, foram contabilizadas 56 mortes por raios no Piauí, o que fez com que o Estado ocupasse a 12ª posição no país.

Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe não registraram nenhuma morte por raios em 2013. Por outro lado, Pará, Amazonas e Maranhão registraram 10, 9 e 8 casos, respectivamente. 

Os números levantados pelo Inpe apontaram que o número de mortes por raios tem reduzido. Em 2013, foi contabilizado o menor número nos últimos 13 anos, quando o levantamento foi iniciado. Ainda, segundo o Instituto, não houve diminuição do número de raios que atingiram o Brasil ao longo desses 14 anos, de acordo com dados fornecidos pela NASA. “Isso leva a crer que a diminuição de mortes por raios no Brasil está relacionada ao aumento de informação dos brasileiros sobre formas de prevenção”, conclui o Estudo. 

Fonte: www.portalodia.com