De Cuba para Batalha

A Prefeitura de Batalha por meio da Secretaria Municipal de Saúde apresentou recentemente três médicos cubanos que irão trabalhar no município de Batalha. 

Os profissionais foram contratados por meio do programa “Mais Médicos” do Governo Federal. São eles: Yarennis Rodriguez, Orlando Pérez e Victor Verdecia Lucas. 

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Tânia Penafiel, já se encontra trabalhando em Batalha uma médica brasileira também do Programa “Mais Medico” que é a Dra. Maria da Conceição, que atende no PSF do Bairro Vila Kolping e mais uma médica cubana deverá chegar aos próximos dias aumentando de 4 para 5 o numero de profissionais do “Mais Médicos” que atuarão no município, garantiu a mesma. 

Vale lembrar que todos eles são clínicos gerais e atuarão nos cinco PFS da zona urbana. Os médicos recém-chegados em Batalha só começarão a atender a população a partir da segunda semana de maio, pois no momento os mesmos se encontram fazendo um levantamento sobre o trabalho da saúde no município observando a forma de atendimento, os medicamentos e outros detalhes que condiz com o trabalho desses profissionais.

O Município de Batalha conta atualmente com 12 equipes de PSF e mais uma equipe está sendo implantada. O município de Batalha passará a contar com 5 equipes na zona urbana e 8 equipes na zona rural.

O Programa “Mais Médicos” faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura na área da saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para população.


Assessoria de Comunicação - PMB