Deu no New York Times: jornal destaca pesquisas na Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi destaque, nesta quinta-feira (27), no jornal New York Times, dos Estados Unidos. A reportagem tratou das descobertas realizadas por pesquisadores do Parque que comprovam que o homem chegou ao que é hoje o Nordeste do Brasil há 22 mil anos, desafiando teoria, antes dominante, que afirmava que o homem havia chegado pela primeira vez às Américas, vindo da Ásia, há 13.000 anos.
Os pesquisadores brasileiros sustentam a datação através de ferramentas de pedra encontradas nos sítio arqueológicos da Serra da Capivara, localizada no Sudeste do Piauí.
Segundo a reportagem, a descoberta acrescenta ainda mais polêmica ao já conflitante universo das pesquisas arqueológicas. De acordo com o arqueólogo evolucionário Walter Neves, da Universidade de São Paulo, se a teoria for comprovada por outros centros de pesquisa na área, a teoria defendida pelos brasileiros irá revolucionar tudo que se sabe sobre a chegada do homem às Américas.
"Se eles estão certos, e há uma grande possibilidade de que eles estejam, isso vai mudar tudo o que sabemos", disse Walter Neves.
Esses estudos são liderados pela pesquisadora e arqueóloga Niède Guidon, pioneira nas escavações na região da Serra da Capivara e contam com a participação de pesquisadores brasileiros e europeus.
História
O Parque Nacional da Serra da Capivara, criado em 5 de junho de 1979, é uma unidade de conservação de proteção integral e está localizada nos municípios piauienses de Brejo do Piauí, Coronel José Dias, João Costa e São Raimundo Nonato. A paisagem atual da região é formada por planaltos, serras e planícies em uma área de 129 mil hectares.
O parque ocupa uma das regiões de maior concentração de áreas arqueológicas do país, com seus desenhos pré-históricos, 737 sítios catalogados, onde foram encontrados esqueletos humanos e pinturas rupestres com cerca de 30 mil figuras coloridas representando cenas de sexo, dança e parto, entre outras.
cidadeverde.com