Bom exemplo: escola piauiense será destaque no Fantástico

A escola de Ensino Médio Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, é destaque em olimpíadas e na aprovação em vestibulares.
A Educação do Piauí vem melhorando a cada dia, demonstrando a força das escolas públicas de qualidade. Nos últimos três anos, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), vem investindo tanto em estrutura física como em programas que ajudam a desenvolver melhor as práticas de ensino e aprendizagem. E os resultados só se multiplicam.

A escola de Ensino Médio Augustinho Brandão (EMAB), localizada no município de Cocal dos Alves, na região Norte do Estado, é só um dos exemplos que mostram que os investimentos em educação trazem resultados. E foi o modelo de ensino implantado na unidade que ganhou destaque na imprensa nacional novamente.

Algumas das atividades desenvolvidas na escola piauiense serão exibidas no Fantástico deste domingo (16). A revista eletrônica da Rede Globo de Televisão vem mostrando a realidade da educação no Brasil, apresentando experiências que dão certo. Nesta edição, tiveram espaço as experiências exitosas de ensino, que servem de incentivo e modelo para o resto do país. As gravações fazem parte do documentário Educação.com.

Nova estrutura e programas de ensino revolucionam a educação no município

Os avanços nas práticas pedagógicas se intensificaram desde 2011, quando o Governo do Piauí, através da Seduc, construiu a nova sede da escola, com instalações modernas para atender alunos nos três turnos. A nova estrutura, aliada ao apoio de programas que estimulam o aluno no dia a dia escolar, fizeram com que a unidade emplacasse uma série de conquistas. Os estudantes da EMAB são referência na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), somando um total de 153 medalhas conquistadas. Dentre elas, 11 medalhas de ouro e certificados de menções honrosas.

De acordo com o estudante Jean Carlos Sousa, aluno da escola de Cocal dos Alves, a Olimpíada foi uma janela que abriu várias outras oportunidades. "Ganhei medalha de ouro, de prata e de bronze e isso mudou a minha história. A escola me incentivou bastante", conta o estudante, que trabalhava com os pais na roça. Jean disse, ainda, que com seu bom desempenho seus pais acreditaram que o futuro dele estava na escola e não no campo.

Outro ponto que também mostra o potencial da educação de Cocal dos Alves está na aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Este ano, o Ensino Médio Augustinho Brandão aprovou dez alunos através do sistema. Vale lembrar que a turma de terceiro ano do Ensino Médio era composta por 15 estudantes, ou seja, quase 100% dos alunos foram aprovados para instituições públicas de ensino superior.

Para o secretário da Seduc, Átila Lira, o Piauí vive um momento único, onde mais uma vez a escola pública é reconhecida como instituição de qualidade na educação. "Quero parabenizar os professores e alunos da Augustinho Brandão. Eles são os maiores protagonistas deste sucesso. O governador Wilson Martins tem abraçado a causa da Educação e isso tem nos ajudado a melhorar o ensino público do Piauí", ressalta.

Para dar mais suporte aos trabalhos pedagógicos, o Governo do Estado, através da Seduc, está investindo na melhoria da estrutura do centro de ensino. Atualmente, seguem em ritmo acelerado as obras da construção do refeitório, biblioteca e ginásio de esportes da escola.

 
Fonte: Folha de Batalha