Antivírus para pen drive e HD externo previne malwares em PC

O ClevX DriveSecurity é um antivírus para pen drives e HDs externos que tem o objetivo de proteger esses dispositivos de armazenamento de pragas virtuais. Segundo especialistas, assim como é feito com o disco rídigo do computador, é necessário proteger drives USB com barreiras de segurança, evitando que trojans e arquivos maliciosos se instalem na memória flash e sejam transferidos ao PC.
A ESET, que desenvolve soluções de segurança da informação, lançou no Brasil o ClevX DriveSecurity, um antivírus especialmente voltado para pen drives e HDs externos.
O programa previne que os malwares disseminem códigos maliciosos por meio da entrada USB, quando o drive portável é conectado. A ferramenta pode ser instalada em qualquer dispositivo removível, inclusive HDs externos.
O funcionamento é simples: ele analisa os arquivos armazenados no pen drive e elimina, automaticamente, as ameaças digitais – trojans (cavalos de troia), vírus, spywares, adwares e outras pragas virtuais. Depois da limpeza, seu dispositivo terá apenas arquivos confiáveis.
Pesquisas recentes apontam que oito em cada dez funcionários utilizam pen drives pessoais no trabalho, seja para transferir arquivos, ouvir música ou transportar vídeos baixados.
“Isso coloca uma série de empresas em risco, uma vez que os dispositivos USB podem ser um canal para disseminação de vírus e ameaças virtuais”, afirma Camillo Di Jorge, gerente da ESET no Brasil.
O ClevX DriveSecurity foi lançado apenas para Windows. A licença de um ano de uso para um dispositivo é paga e custa R$ 14,99. Para instalar, basta manter o pen drive conectado ao computador na hora de baixar o programa e seguir as orientações.
RevistaAZ.com