Batalha e Esperantina entre os municípios com maior número de AIDS do Estado

De acordo com dados do boletim epidemiológico do departamento de DST/AIDS no Ministério da Saúde é grande os registros de casos de Aids na região Norte do Estado do Piauí. Nos municípios do Estado, como Altos, Batalha, Campo Maior, Regeneração, Esperantina, Guadalupe, Pedro II e União são maiores os registros.

“Se levarmos em consideração o número da população local, é um registro preocupante”, comenta a coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis, Karina Amorim.

Teresina registra 1.341 casos e conta com dois centros de acompanhamento para o portador do vírus, um da rede municipal e outro estadual, o Brasil registra 608.230 casos de Aids, sendo 2.811 no Piauí.

Um total de 85% dos casos de Aids registrados Piauí tiveram como contaminação a via sexual, sobretudo, entre as pessoas declaradas heterossexuais. A transfusão sanguínea e o compartilhamento de material cirúrgico registram 2,75% dos casos.

“Por isso, o Ministério da Saúde reforça com ênfase a questão do diagnóstico precoce. A maioria dos jovens não toma consciência do uso do preservativo, principalmente, em casos de relacionamento estável”, comenta a pesquisadora. A Aids continua entre as principais causas de morte no mundo e a maior quantidade de óbitos ocorre na faixa etária de 20 a 34 anos.

Longah.com