Festa do Bode também terá ações voltadas para piscicultores e apicultores

Uma das atrações da festa será o concurso Balança de Ouro, que premiará o peixe mais pesado.

A Festa do Bode 2013 ocorrerá entre os dias 04 de 06 de outubro em Batalha, cidade localizada a 154 quilômetros ao norte de Teresina. O evento dá visibilidade ao desenvolvimento da ovinocaprinocultura no município, além de ser uma iniciativa de valorização e promoção da cultura, da gastronomia e das potencialidades turísticas locais.

A festa contará com leilões de caprinos e ovinos, capacitações voltadas para piscicultores, apicultores e ovinocaprinocultores; além de mostra gastronômica, feira multisetorial e apresentações musicais e humorísticas.

A piscicultura é um setor em pleno desenvolvimento na região, por isso a Festa do Bode terá uma programação especial voltada para os produtores de peixes que participarão do evento.

Os piscicultores serão contemplados com as palestras Piscicultura – Um Grande Negócio no Piauí, que ocorrerá no sábado (05), das 18h30 às 19h30, sendo ministrada pelo consultor do Sebrae, Joaquim Patrócollo; e Piscicultura: Desafios e Perspectivas, que acontecerá no domingo (06), a partir das 10h00.

Os visitantes da Festa do Bode poderão ainda participar do Pesque-Pague, que será montado dentro do evento. Os peixes pescados poderão ser preparados nas barracas do evento montadas para comercialização de alimentos ou levados para casa. Os visitantes que não quiserem participar do Pesque-Pague podem adquirir os peixes nos estandes de comercialização de pescado. Serão vendidas as espécies tilápia, tambaqui e pirarucu.

Ainda no âmbito das atividades voltadas para a piscicultura será promovido o Concurso Balança de Ouro, que premiará o peixe mais pesado. Para participar da competição, o piscicultor deverá se inscrever no local do evento. Podem participar criadores de Batalha e de municípios vizinhos. O primeiro colocado será premiado com um kit de análise da água e o segundo lugar ganhará ração para peixes.

Outro setor que será contemplado com ações durante o evento é a apicultura. Serão realizadas as oficinas Atender Bem no Campo e Controlar Meu Dinheiro no Campo.

Paulo Alexandre, gestor do Projeto Apicultura da Região Norte, executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, explica que as oficinas serão gratuitas e as inscrições podem ser feitas no local do evento ou antecipadamente na sede da Prefeitura Municipal de Batalha.

“É importante que os produtores participem das oficinas, que serão momentos de repasse de conhecimento para expansão dos negócios apícolas”, afirma Paulo Alexandre.

O evento contará ainda com as palestras Comercialização de Carne Caprina e Ovina para CONAB e Merenda Escolar; e Manejo Alimentar e Sanitário de Caprinos e Ovinos, que ocorrerão no sábado (05), sendo ministradas pelo veterinário Sérgio Medeiros.

A Festa do Bode 2013 é uma realização da Prefeitura Municipal de Batalha e do Sebrae no Piauí, com apoio do Governo do Estado, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Fonte: Folha de Batalha
Edição: Arnaldo Francisco