Vem ai a Festa da Tapioca na localidade Grossos

Durante a festa, camponesas distribuem tapiocas aos visitantes (veja a foto).

Acontece no primeiro sábado de agosto, dia 03, na localidade Grossos, Zona Rural de Batalha (cerca de 8 km da sede do município), a 4ª Edição da Festa da Tapioca. O evento é promovido pelo Sr. João Salú e demais moradores do lugar, caracterizando-se como mais uma festa típica da zona rural de Batalha. A abertura acontece pela manhã e se estende até a madrugada de domingo.

Diversos produtos, principalmente os que são feitos da farinha, serão colocados à disposição dos visitantes durante todo o dia quando se espera um público de mais de mil pessoas.

Na parte da noite a festa será animada pela Banda Revelação Musical, da cidade de Brasileiras, que por onde passa arrasta multidões, graças ao repertório inovador, com uma equipe bastante afinada no palco.
 

Enquanto transcorre a festa, camponesas circulam no meio da multidão distribuindo tapiocas aos visitantes.

A prática da farinhada já foi uma das atividades mais festivas da zona rural de Batalha. Famílias inteiras se reuniam para a preparação da mandioca, desde o preparo da massa até o aquecimento em forno a lenha, típico da Região Nordeste.
 

A festa da tapioca mostra que a farinhada, permanece viva no sangue dos agricultores batalhenses, mas é preciso fortalecer o trabalho destas famílias que lutam bravamente para manter viva essa tradição.

Fonte: FB
Edição: Arnaldo Francisco